Kampama

Kampama é o coletivo formado por pesquisadores da cultura africana, mais precisamente da Guiné Conacri, situada no oeste da África.

Mas também é uma ilha que fica na região de Boké – ao norte da Guiné Conacri. Kampama é uma zona de comércio transitada por pessoas de várias etnias, com culturas e idiomas distintos, conhecida como lugar de união das culturas, de paz, de viajantes … lugar de encontros… Por isso foi escolhida, por Aboubacar Sibidé, para dar nome ao nosso grupo de viajantes.

Aboubacar Sidibe é o idealizador do nosso coletivo. Ele é artista, educador e diplomata da sua cultura. Vivendo em São Paulo há 4 anos, percebe que pouco se conhece de seu país e de sua cultura no Brasil.

A Guiné Conacri é conhecida internacionalmente por ser um lugar de estudos de dança e percussão africana. Bailarinos, músicos, pesquisadores e simpatizantes vindos da Europa, Ásia e alguns países da América, vão à Guiné Conacri para obter formação nos balés guineanos.

Um dos balés da Guiné-Conacri – que representa a comunidade de Ratouma -, foi formado por Youssouf Koumbassa, um dos grandes mestres da cultura guineana. O diretor desse balé, Mohamed Lamine Sidibe, convida o coletivo Kampama de pesquisadores a vivenciar um Intercâmbio Cultural na sede do próprio balé.

O coletivo Kampama pretende receber um curso intensivo de dança e percussão africana com o balé Bagatai e realizar vivências com as manifestações culturais Afro-brasileiras.

As vivências ocorrerão em julho de 2017. O grupo é formado por 10 pessoas, entre eles, bailarinos, músicos, historiadores, jornalistas, professores e produtores culturais que, além de pesquisarem a cultura africana, estão envolvidos com as manifestações afro-brasileiras, atuando como artistas, educadores e comunicadores sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s