Alpha Kabinet Camara

Alpha Kabinet Camara nasceu em Conacri – a capital da Guiné – em 03/04/1988, dentro de uma família de artistas. Sua mãe é contadora de histórias (griot) e, portanto, crescer em uma família cultural o levou naturalmente a escolher a música tradicional como profissão.

Da etnia malinke, fala os seguintes idiomas: malinke, sussu, fola, francês e um pouquinho de português. Está no Brasil desde março de 2016 e tem como objetivo divulgar a cultura de seu país.

Desde muito jovem observava como os instrumentos percussivos da Guiné eram feitos e, de maneira autodidata, passou a fazê-los e repará-los também.

Aos 18 anos iniciou seus estudos de percussão no Centre Culturel Franco-Guineen. Também ingressou no Les Petit Sorciers de Papa Kouyate, onde ficou por dez anos e aperfeiçoou seus conhecimentos nos diversos instrumentos percussivos da Guiné:iniciando com doundoun, sangban e Kenkerni, acompanhamentos de djembé e finalmente solista.

De 2011 a 2013 também atuou como percussionista no Ballet Nacional Djoliba.Fazendo parte desses três grupos participou de diversos festivais, tais como o Djembé D’Or e o Festival Nacional de Jazz, em Conacri.

No Brasil, apresentou-se com o guineano Djanko Camara em Florianópolis, com a guineana Mariama Camara e com o Ballet Afro-Koteban, em São Paulo. Agora integra Fareta Sidibé como professor de djembé, doundoun, sangban e kenkerni e acompanha Aboubacar Sidibé nas aulas de dança e em espetáculos como percussionista.

Anúncios

3 comentários em “Alpha Kabinet Camara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s